Acolhimento de Crianças um Novo Paradigma

Apresentação:

O Panorama do acolhimento institucional prolongado de Crianças e Jovens em Portugal tem mudado rapidamente na última década. Os Lares de Infância e Juventude têm-se se confrontado com novos desafios e claramente com um novo grupo de crianças e jovens. Se noutros tempo as crianças eram acolhidas a pedido das famílias devido ao seu contexto socioeconómico, hoje as crianças são acolhidas a pedido do Sistema de Protecção, por se encontrarem em perigo sem que as suas famílias as protejam. 

Neste sentido, as crianças e jovens que hoje são acolhidas trazem consigo uma historia passada de maus-tratos, negligencia e, acima de tudo, de experiencias traumáticas. Sabemos hoje em dia, graças aos avanços da Psicologia do Desenvolvimento e das Neurociências, que a intervenção com estas crianças tem de levar em conta a especificada das experiências de vida. 

Esta formação foi especialmente desenhada para os profissionais dos Lares de Infância e Juventude que acolhem crianças e jovens (6 – 18 anos), encaminhados pelo sistema de protecção e que pretendem adaptar os seus modelos pedagógicos de forma a promoverem um bom desenvolvimento psico-social e uma progressiva autonomia das crianças e jovens. 

Módulos:

  • Criança – Família e Sistema de Proteção.
  • Um Novo Paradigma de Acolhimento Institucional
  • Impacto da Experiência Traumática no Desenvolvimento Infantil
  • Terapia pelo Meio e Construção da Rotina
  • Educador de Referência e relações de vinculação
  • Gestão de Papeis, funções e autoridade

Duração: 21h ( Três dias)